Game of Thrones tem se tornado um fenômeno, conhecido por constantemente quebrar expectativas e impactar seu público.

Com foco em intrigas políticas e familiares, a série explora personagens profundamente desenvolvidos em um mundo profundamente desenvolvido. O seriado manteve-se estritamente próximo ao material no qual é baseado até a quarta temporada.

No entanto, a medida em que a série da HBO alcançou os livros de George R. R. Martin, muitos têm dito que ela abandonou suas raízes, dando espaço a desfechos mais “comuns” ou até “clichês”, que satisfaziam demais as audiências, ao invés de chocá-las, como fazia antigamente.

Se você não assistiu a série até o final, saiba que existem spoilers em seguida.

jonsnowgame

A Batalha dos Bastardos, por exemplo, gerou diversas reclamações por replicar os clichês que por tanto tempo Game of Thrones foi famoso por contrariar. Muitos argumentam que o motivo de Sansa, Jon e Theon terem sobrevivido à Batalha dos Bastardos, seria certo descaso de David Benioff e D. B. Weiss, criadores do programa e que nada do gênero seria escrito por George.

No entanto, não é a primeira vez que heróis passam por bons momentos na série. Grande parte das pessoas que reclamam do teor otimista da última temporada, esquece de vitórias como a Batalha de Blackwater, ou quando Daenerys compra os Imaculados. Mesmo sendo diferentes dos de David e Dan, George também nos deu histórias esperançosas e até previsíveis.

blackwater

Sem o otimismo que tais momentos proporcionam, o choque da perda e violência não é possível. Sem a ilusão de que os protagonistas estão a salvo, a destruição desse sentimento não ocorre. Por exemplo, o Casamento Vermelho não teria o impacto que teve, sem a coroação de Rob Stark como Rei no Norte e o anúncio da gravidez de sua mulher episódios antes.

Embora não exista mais material de base para os roteiros da série, George R. R. Matin continua dando o fio condutor do enredo.

Independente de quem capitaneia a série, não podemos esquecer que a primeira cena de ambos o seriado e os livros, mostra que a real ameaça à quem quer que esteja sentado no Trono de Ferro, são os White Walkers. A promo da sétima temporada, lançada hoje, dia 30 de abril, indica que o grande duelo entre o gelo e o fogo está finalmente por vir, ou seja, que o que vimos no final da última temporada é apenas a calmaria antes da tempestade.

De grão em grão, tanto bate até que fura.