O fotógrafo italiano Luca Pierro começou a conceber uma nova série chamada “Retratos fotográficos por trás das telas” onde ele utiliza uma moldura com um tecido elástico para compor obras que se assemelham a pinturas

Segundo o artista, as fotos parecem quadros do século XIX e, ao que tudo indica, é uma nova técnica a ser utilizada na fotografia.

Abaixo, alguns exemplos da série (ainda inacabada) do artista.

Photographic-portraits-behind-the-canvas-by-Italian-photographer-Luca-Pierro2__605 Photographic-portraits-behind-the-canvas-by-Italian-photographer-Luca-Pierro3__605 Photographic-portraits-behind-the-canvas-by-Italian-photographer-Luca-Pierro6__605

 

O mais interessante desse trabalho é a quebra da bidimensionalidade tradicional nas telas, trazendo figuras que buscam/parecem escapar daquele plano.

Impossível não remeter à figura do revólver que saía da televisão no clássico Videodrome – A síndrome do vídeo, do diretor canadense David Cronenberg.

Videodrome-1983-Cronenberg

Em uma era em que a arte pode até parecer saturada, Luca Pierro renovou a maneira de criar suas composições misturando a fotografia e a pintura. E o resultado é impressionante.

Para quem se interessar, mais obras do artista dessa e de outras séries podem ser conferidas em sua plataforma WIX ou em sua página no Facebook.

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.