Já pensou em quanta comida em bom estado vai para o lixo dos restaurante?
Só no Rio de Janeiro são 16 toneladas mensais, sendo 12,8 delas própria para consumo já que o desperdício ocorreu no processo de preparo do prato. Essa quantidade de comida alimentaria 6,4 milhões de pessoas.
Pensando nisso a agencia Africa Rio se aliou à ONG Make Them Smile, que recolhe alimentos para completar a refeição de 7 mil pessoas, e à TruckVan para criar o “Feed Truck”. A ideia é simples: combinar a mobilidade dos food trucks, os quilos de alimento que iriam para o lixo e o apoio de chefes voluntários para fazer e servir refeições para os moradores do Rio.
A repercussão foi grande e até virou um quadro no programa Cadeirão do Huck da semana passada que teve, além da participação do próprio Luciano, a presença da renomada chef Roberta Sudbrack, que colaborou com a iniciativa preparando um prato com os alimentos não usados do seu restaurante. A matéria completa está no site da G1.
Vale também lembrar da campanha “Pensar. Comer. Conservar. Diga não ao desperdício” do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) que incentivava a conscientização sobre o desperdício e a troca de dicas para diminui-lo, tudo pelo site o que estimularia uma conversa mundial.
A campanha mostra que com pequenas ações, mais de 1,3 bilhões de toneladas de alimento podem ser salvas anualmente.
Tudo por uma boa causa.
Você precisa fazer login para comentar.