HQs

O fardo do Homem de Aço

By Luiz Daniel Gattaz

September 20, 2016

Em 1938 surgia na Action Comics a primeira aparição de um dos super-heróis mais conhecidos da história, o Superman.

Quase 80 anos depois, as pessoas, em geral, passaram a considerar o personagem criado por Joe Schuester e Jerry Siegel em um dos heróis mais chatos do universo. Essa nomenclatura foi muito atrelada ao fato de ele ter quase todos os poderes reunidos e ser quase que indestrutível (Apocalypse o matou 1992), mas também por seguir a risca todos os ideais possíveis ao pé da letra.

Enquanto muitas histórias ao longo dos anos tentaram desconstruir a figura do herói e torná-lo um capataz do governo como em O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller ou um Deus-ditador como em Injustice: Gods Amongs Us, ainda há muitas histórias de Kent que comprovem seu verdadeiro comprometimento com o bem e a salvação da humanidade.

Uma tiragem de 2006, Sam’s Story, serviu de inspiração para o curta fan made, It All Goes Away, que mostra todas as preocupações de Clark ainda jovem.

Sempre muito preocupado com todos ao seu redor, Sam surge como um amigo que conforta o futuro herói e lhe ensina como a integridade é importante para ser uma figura de respeito.

Sam’s Story, escrita por Jeph Loeb e desenhada por Tim Sale, serve como base para explicar o que motivou o lado humano do Homem de Aço, além de servir como uma homenagem ao filho falecido de Loeb, Sam.

A história é um spinoff da série stand alone criada por eles com 4 narrativas distintas sobre o herói de Smallville, Superman: 4 Estações.

Contada por pontos de vistas diferentes de pessoas próximas ao Superman como seu pai, Lois, Lana e Lex e servem como um ode à grandiosidade do herói e seu espírito íntegro.

Ao final saberemos o que o Homem de Aço irá fazer, pois ele sempre agiu de maneira correta (e não há nada de errado nisso).