É de fato um dos segmentos mais crescentes no mundo, a indústria craft e tudo que ela prega. Seja pela maneira como o produto é fabricado, os ingredientes selecionados e o cuidado/atenção com todo o processo, a palavra craft é uma das mais idolatradas na hora que estamos frente a uma gôndola.

No Canadá, um dos países mais pacatos do planeta, a indústria de laticínios está buscando uma nova maneira de alavancar suas vendas e incentivar o consumo de leite. Visto que a cultura craft é algo bastante valorizado, a nova campanha brinca com marcas que montam seus comercias embasados na arte de fazer.

Com um apresentador em um tom bastante informal conhecemos melhor como foi o processo criativo e de design para a mais nova descoberta, o copo de leite.

Confira abaixo.

Já em outro vídeo, imitando também essa cultura e onda, a campanha mostra o contato da “nova tecnologia” com o consumidor.

Vivemos um momento que toda a industrialização e mecanização dos processos produtivos acaba sendo massacrada e vista apenas como algo falso que simplesmente visa o lucro. Junto a essa questão temos também inúmeros vídeos em nossas timelines de como esse cadeia não respeita os direitos dos animais e nos mostra que o caminho é outro.

Em contrapartida, algumas outras marcas de leite também viram que essa tendência pode ser um espaço para sátiras e decidiram criar uma loja bem artesanal em um bairro de Nova Iorque. A Organic Valley, foi atrás de tudo que um bairro e público craft gosta: atento aos detalhes, logos com figuras geométricas e nomes diversificados.

Confira a sátira/campanha abaixo.

Talvez essa fórmula de vídeo e maneira de mostrar o cuidado com o produto esteja se saturando. Filmar paisagens exóticas e naturais, o modo que o produto é arquitetado, um foco nas mãos e na arte de criar e até o piano/música tranquila de plano de fundo.

Não há nada errado em buscar algo mais natural e menos industrializado, mas enquanto as marcas continuarem vendendo isso com uma mesma fórmula, a parte artesanal se perde na cópia.

Ps. O vídeo abaixo foi feito como uma sátira da própria cultura craft. Os padrões são fáceis de encontrar, pois essa cultura não tem inovado tanto quanto prega.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.