Para quem achava que conhecia todas as modalidades de esporte, é porque ainda não conheceu as Flying Cholitas.

São mulheres Bolivianas, da tribo indígena chamada Aymara, que praticam luta livre usando roupas não tão comuns para o esporte. Por isso, o fotógrafo Todd Antony decidiu registrar imagens dessas mulheres tão empoderadas.

As roupas que elas usam carregam um grande significado. O povo Aymara já sofreu, por cinco séculos, opressão vindo dos Espanhois e na época as mulheres eram obrigadas a usar essas roupas. Então, elas decidiram continuaram usando durante a prática do esporte como forma de orgulho e visibilidade dos Aymara.

Além disso elas usam a palavra Cholita no nome também como uma forma de resistência, visto que antes ela era usada para ofender e hoje os indígenas Bolivianos usam com orgulho.

Não foi apenas o fotógrafo que ficou interessado pela história dessas mulheres mas a própria Apple também, que resolveu mostrar algumas atletas praticando e contando mais sobre o esporte.

Podemos ver então que a luta livre não é apenas um esporte paras as Flying Cholitas, mas sim uma forma de empoderamento, resistência e até mesmo expressão artística.

futura publicitária por escolha, nerd por natureza.