Num mundo em que ser é parecer ser, nada mais natural que as aparências sejam extremamente valorizadas, enquanto outras qualidades, até mais importantes, são negligenciadas.
E, a partir do momento em que a beleza se torna algo tão apreciável, a mídia se utiliza dela para promover produtos. E, mais do que isso, a mídia torna a própria beleza um produto.
Somos diariamente bombardeados com imagens que nos mostram um modelo ideal. Isto, somado ao fato de que o mundo é guiado pelas aparências, nos leva a querer refletir este modelo em nossos próprios corpos, buscando constantemente alcançar a “perfeição”.
Se um dia a mídia refletiu a realidade da beleza feminina de forma verossímil, há um bom tempo não o faz mais. E, felizmente, muitas pessoas e até mesmo empresas tem percebido isso e questionado as verdades e padrões que nos são impostos.
Não podemos deixar de lembrar que a Dove é uma das maiores questionadoras desta beleza ideal. A “Real Beleza” tem mostrado quem são as mulheres de verdade, aquelas que encontramos na rua e não as montadas como meros produtos, resultado de uma indústria.
Aparentemente inspirada na Real Beleza, iNature Skin Care lançou “Comfortable: 50 people 1 Question”, que pergunta às pessoas o que elas gostariam de mudar seus corpos.
Mas é triste pensar que, num momento em que o mundo caminha para uma mudança, ainda há quem tente nos enfiar este padrão goela abaixo.
Foi o caso da Victoria’s Secret, que fez uma infeliz escolha ao estampar um anúncio com as “mulheres ideais” e utilizar o slogan “The Perfect Body” para promover sua nova linha de sutiãs “Body”, causando um grande alvoroço.
A legenda, “Perfect Fit, Perfect Comfort, Perfect Soft”, esclarece o mal entendido, pois faz referência ao produto. Mas até isso ser percebido, parece que a Victoria’s Secret está sugerindo que o corpo das modelos em questão é o corpo perfeito.
A polêmica foi tão grande, que houve, inclusive, uma petição online solicitando um pedido de desculpas ao público por parte da marca.
Será que as pessoas estão abrindo os olhos e o padrão ideal de beleza poderá ser, finalmente, levado à extinção?
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