Quando as antíteses são exploradas na arte pode-se esperar um trabalho bem desenvolvido, sendo esta uma ótima artimanha para a denúncia da realidade cultural. A artista Helena Hauss desenvolveu, a partir desse pensamento barroquiano, um projeto a fim de denunciar a ótica da sociedade sobre as mulheres.

Helen usou porcelana para construir objetos clássicos de guerra, fazendo um contraste de algo frágil com símbolos de força e luta. A arte faz referência a maneira como a sociedade enxerga o poderio feminino, evidenciada na fragilidade da porcelana, e ao que se forma a partir dessa ótica machista: mulheres fortes que lutam todos os dias para conquistar seu espaço em diversas áreas da sociedade.

Além da porcelana, Helen utilizou cores frias construindo um olhar sobre a fragilidade do material. Mas para a artista, seu trabalho com azul e branco já esta eternizado em várias de suas obras, como se vê aqui. Além disso, pode-se perceber que houve um cuidado na escolha e formação dos objetos. Suas extremidades tem um padrão pontiagudo e suas características tem como a destruição, representada pela granada, evidenciando que estão munidas de qualquer tipo de batalha e não vão recuar.

Feminists Gifs / Gifs Feministas on Student Show

A valorização do trabalho artístico, o respeito e o suporte para a luta feminina em busca da igualdade deve combinar com a direção do progresso. Enquanto a sociedade pensa as mulheres como vidro e porcelanas prestes a quebrar, elas mostram que estão cada vez mais prontas para a luta.