Sinapse por Fernanda Belk, 12/02/2010
A crise nos Estados Unidos já se tornou um assunto um tanto quanto obsoleto. É claro que todos sabem de todas as proporções e como esse contexto se expandiu pelos paises. Entretanto observei algumas coisas bem interessantes, que eu não tinha pensado e nem visto antes.
O país vive completamente acalcado no terceiro setor, a existência de comércio é tão vasta que chega a assustar. Para todos os lugares que se olha, há comércios, franquias, lojinhas, shoppings. Os mais diversos tipos de propagandas tomavam conta da televisão, as empresas não precisavam ser de grande porte para anunciar, diferente do Brasil. Era comum presenciar anúncios de empresas pequenas.
Antes, essas empresas atendiam completamente seus mercados a ponto de continuarem “vivas”e se expandirem para outros centros. Entretanto, a realidade que se vê hoje é outra. Amplas lojas de departamento populares como Marshalls e outras de mesmo porte, presenciam praticamente o luto em seus espaços. Eu não sei como tudo foi chegar a este ponto, mas tudo esta completamente vazio, sem uma viva alma na rua.
O famoso shopping center de Beverly Hills, ruas famosas e importantes como Rodeo Drive, também se inserem neste contexto. Os únicos lugares que são salvos e não sentem nem o cheiro deste desespero, são os locais que são preenchidos pelos turistas.
Com todos estes acontecimentos, o país precisará investir e incentivar bastante o turismo para não perder completamente o que restou, e falo sério. Alguma hora haverá um boom, e muitas coisas irão mudar. O que os EUA farão para recuperar seu dinheiro? Façam suas apostas!
Twitter @FefeBelk @NewronioESPM