Entramos na era pós-MTV!

Depois de mais de 20 anos de videoclipes de sucesso na televisão, a internet passou a ser o meio mais procurado para se assistir vídeos de seus artistas favoritos (Ok, a internet passou a ser o meio mais procurado e ponto).

Como as possibilidades desse novo formato são bem diferentes das da TV, o mais lógico é que tenhamos material cada vez mais distante do videoclipe tradicional. Felizmente, a possibilidade de que este venha a se extinguir é praticamente nula, então poderemos por ainda muitos anos conviver com experiências interativas das mais diversas e também com as mais variadas estéticas do videoclipe.

Um exemplo recente e bem legal é o That Black Bat Licorice de Jack White, artista que procura sempre fazer coisas diferentes, como gravar um LP em apenas algumas horas.

Com as teclas “3” e “B” você pode escolher entre 3 “cenas” do clipe e, assim, editá-lo da maneira que achar mais divertida.

A ideia lembra bastante o clipe interativo de Like a Rolling Stone, clássico de Bob Dylan, só um pouco mais frenético e com menos opções.

Minha barba. Minha vida.