Esporte

O Brasil parou e a Copa sumiu

By Andressa Tamburini

June 28, 2013

Quanto custa ser um patrocinador de uma Copa? Quanto realmente as marcas ganham com isso? Certamente esses números giram em torno de milhões e por isso é fácil identificarmos o porquê de apenas grandes marcas comporem esse time de patrocinadores. Com todo o investimento em ações, campanhas e produtos que elas dispõem, é esperado ao menos um grande ganho com isso, certo? Certo. Mas, e quando as coisas saem do esperado e os holofotes mudam de lado? Pois é, esse é o drama vivido pelas patrocinadoras da Copa das Confederações de 2013 que está chegando ao fim.

Os protestos espalhados por todo Brasil e, principalmente, nas cidades-sede do evento, com certeza, não vem incomodando só o governo, os patrocinadores oficiais da Copa das Confederações também não devem estar nada satisfeitos com o futebol em segundo plano tanto na mídia, quanto para o público. Aliás, esse tema também está sendo bem questionado pelos próprios protestantes, ou seja, a Copa que tinha tudo para ganhar a evidência e parar o país, acabou submetida a um país parado pela insatisfação popular.

Se isso prejudicou de fato e com números concretos as empresas, ainda não dá para saber, talvez nem seja calculado ou existente. Porém, o que pode ser afirmado, com certeza, é a queda da visibilidade e a incompatibilidade do momento vivido pelo país com a felicidade e experiência única que as marcas pretendiam proporcionar. Apesar disso, a Copa do Mundo de 2014 está por vir e ainda pode render muito às patrocinadoras, basta esperar para ver se as coisas vão ocorrer como o planejado.