Hoje, as maiores bilheterias do cinema vêm de filmes adaptados dos quadrinhos como “Os Vingadores” e “O Cavaleiro das Trevas”. Cada vez mais, grandes estúdios como Disney e Fox lucram com essas produções.
Agora, com essa “fase dos quadrinhos” nos cinemas já estabilizada, esses estúdios buscam por outras formas de arrecadar mais dinheiro, e para 2016 a grande aposta está nos filmes adaptados de games. Em especial, duas grandes franquias, Warcraft e Assassin’s Creed, os quais ganharão seus primeiros lançamentos no cinema.
O próprio diretor de Warcraft, Duncan Jones, comentou que até pouco tempo atrás reclamávamos que tínhamos filmes de quadrinhos que não davam certo (como Elektra e Demolidor), mas porque quem cresceu lendo essas histórias não estava ainda envolvido nas suas produções. A partir do momento que isso mudou, super-heróis viraram a nova mania dos cinemas. Agora, é exatamente isso que se espera acontecer com obras adaptadas de games, pois como o próprio Duncan, os apaixonados por jogos estão finalmente dirigindo, escrevendo ou produzindo obras cinematográficas.
O filme que começará a mostrar se essa aposta irá ou não dar certo será Warcraft, que estreia no Brasil no dia 2 de junho. Com um orçamento de U$ 100 milhões, ele é o último suspiro da produtora Legendary em voltar a ser relevante no mercado.
O outro, também muito aguardado pelos fãs, é Assassin’s Creed. O game, que já virou uma série de livros, é agora uma aposta da Fox para uma nova franquia de filmes com o ator Michael Fassbender. Com um orçamento de U$ 125 milhões, ele estreia no dia 21 de dezembro no Brasil. Além disso, recentemente, foi divulgado o primeiro trailer do longa:
Esses dois filmes, representam definitivamente a maior aposta já feita em obras adaptadas de games e, assim como a leva de filmes de quadrinhos tevê “Homem de Ferro”, os games precisam de uma obra que impulsione o investimento neles para o cinema. Seria Warcraft ou Assassin’s Creed o filme certo para isso?
Texto de Leonardo Botelho