#éoquetemprahoje por Thássio Marcelo

Ontem rolou o 83th Academy Awards, vulgo Oscar, em Los Angeles e no comando estavam a dupla de jovens atores hollywoodianos Anne Hathaway e James Franco. Essa novidade na premiação mais tradicional do cinema se deve a uma estratégia da produção em inovar o evento, trazendo novos públicos.

Não foi a toa que pela primeira vez na história se viu um evento do Oscar tão comentado nas mídias socias, tendo uma repercusão instantânea e quase que ao vivo da cerimônia. Durante a noite do último domingo a premiação comandou os TT’s mundial do Twitter e foi assistida, comentada e criticada por milhares de interessados via Facebook e links de livestream em blogs. Os vestidos pomposos das estrelas foram minuciosamente analisados no Twitpic e vistos pelas câmeras online que cobriam todo red carpet.

Não tinha como ficar de fora do que estava acontecendo em Hollywood. Com a revolução digital que o mundo está passando, todos nós viramos criadores de informação e críticos especialistas do trabalho alheio. Foi assim que surgiram tweets denunciando a vitória do longa “O Discurso do Rei”, premiado como melhor filme (nós torcemos por Cisne Negro), ou o fato do documentário brasileiro “Lixo Extraordinário” ter perdido para uma produção norteamericana. Sobrou até para o anfitrião da noite, James Franco, que foi criticado pelo seu comportamento blasé durante a noite, apesar do ator ter se empenhado em divulgar vídeos dos bastidores via blog pessoal e Twitter.

Piadinhas a parte, o Oscar 2011 não se resumiu a discursos monótonos e performances clichês. Ao contrário, contou com uma abertura fantástica, que utilizou o roteiro do longa “A Origem” como base para levar o público numa viagem pelos principais filmes indicados. Entenda o que estou falando no vídeo abaixo:

Outro ponto alto do evento foi o uso do autotune, processador de áudio que distorce a voz humana e que virou febre entre os jovens adeptos das novas tecnologias. A brincadeira rendeu boas gargalhadas, principalmente por ter satirizado os filmes teen do último ano (me refiro as sagas Crepúsculo e Harry Potter).

E a brincadeira não parou por aí. O Oscar não podia deixar de fazer um viral digno de vários comentários no Youtube. Afinal de contas, era ou não era para fazer bonito a festa com a nova geração? A produção divulgou uma faixa bônus no canal do Oscar no Youtube, com a dupla de apresentadores revivendo Grease, trecho que dramaticamente acabou cortado da exibição nas telinhas de nossos lares.

Esperamos que no próximo ano o público tenha maior participação na festa e não atue apenas como coadjuvante nas mídias sociais. Queremos fazer mais. E para quem perdeu a cerimônia de ontem, não se preocupe que nós, aqui do Newronio, somos bonzinhos e vamos disponibilizar a lista dos vencedores nesse link.

Curtiu? Twitta aí: @NewronioEspm @Thassio_Marcelo