Novembro é o mês oficial dos cuidados com a saúde masculina, com especial atenção aos cânceres de próstata e testicular. O grande objetivo é incentivar a prevenção e, consequentemente, o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo ele ocorrer, menor o sofrimento.

Em 1999, na Austrália, foi criado o Movember, principal movimento de incentivo aos cuidados com a saúde dos homens, que os desafia a deixarem seus bigodes crescerem nos trinta dias do mês, mudando o rosto e a aparência de saúde.

Os “Mo Bros” se inscrevem e se transformam em conscientizadores destas questões durante o mês de novembro. A campanha conta também com a participação das “Mo Sistas”, mulheres que apoiam seus parceiros nesta jornada.

No final, todo o dinheiro arrecado é utilizado para financiar programas de conscientização e prevenção, que hoje chegam a mais de 800 por ano em 21 países.

E há ainda outros movimentos com o mesmo fim, como o No Shave November e o Novembro Azul.

O segundo acontece no Brasil logo após o Outubro Rosa, mês oficial de prevenção ao câncer de mama. E, assim como a chuva de propagandas incentivando a prevenção feminina em outubro, novembro não fica para trás .

O Testicular Cancer of Canada, por exemplo, encontrou uma forma inusitada de falar sobre o assunto. O filme foi feito pela DentsuBos.

Ainda que tenha sido lançada em outubro, “Check One For Two” também visou incentivar a prevenção do câncer testicular por meio de uma animação bem divertida.

Mas, no fim, Movember, No Shave November, Novembro Azul… são nomes diferentes para um único propósito: promover a saúde.

Seja novembro, janeiro ou fevereiro, todo mês é mês e todo dia é dia de vencer medos e preconceitos e buscar uma vida saudável.

Tim Burton, gatos e gosto musical duvidoso.