Sinapse por Christian Michelassi, 24/03/2010.

Novas tecnologias surgem a cada dia. Nenhuma novidade nisso. O post de hoje é sobre a tecnologia touch que encanta todos que pegam pela primeira vez um iPhone ou Google Android. Não, não vou falar dessa tecnologia, porque isso muita gente já sabe. O que quero comentar é uma lição aprendida com essa revolução na interface com o usuário.Quem já tentou usar o teclado de um iPhone (Ou qualquer um outro touch device), pelo menos nas primeiras vezes, reclamou da dificuldade em não apertar a letra errada ou apertar duas ao mesmo tempo. Vendo isso, foi criado o Thick Buttons, aplicativo para Android que diminui o tamanho dos botões de acordo com a letra anterior que você digitou. Confuso.

Lembra do T9, aquele aplicativo dos antigos celulares que adivinhava as palavras que você ia digitar ao longo da digitação? O Thick Buttons é uma mistura do T9 com uma interface mais fácil de usar. Se você quer digitar a palavra novo, ao digitar N, as letras que provavelmente não seria digitadas, por exemplo outras consoantes, ficam menores e você não tem a chance de apertá-las por engano. E as letras prováveis de serem digitadas ficam maiores no teclado. Bom, não?

Simples e útil e mostra que as tecnologias novas causam, sim problemas, mas são adaptáveis e devem se adaptar de acordo com a experiência do usuário. Notícia ruim: Só para Android phones.

Tuitai-nos @ChrisMichelassi e @NewronioESPM

Momento confissão: Devo confessar que a primeira coisa qu faço quando alguém compra um celular e vem me mostrar é tocar a tela. Não, eu não tenho um iPhone e estou longe disso, mas a tecnologia hoje é tanta, que não custa verificar, né?