Sinapse por Fernanda Belk, 15/09/2009

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É crescente o número de campanhas boas sendo lançadas. A concorrência é muito grande, o que aumenta a importância da inovação como forma de se diferenciar e se sobressair. Veja alguns exemplos.

FIAT ECO: DRIVE

A FIAT criou uma campanha muito instigante na Europa, tendo em vista a preocupação com o meio ambiente. Produziram um programa que, adicionado a um pen drive, é possível saber se o motorista dirige de modo ecologicamente correto e se aproveita corretamente os mecanismos do carro. Como isso funciona? O pen drive é plugado na entrada USB do carro, e quando você passa para o computador é possível saber informações sobre o modo de dirigir e como fazer para poluir menos o meio ambiente.

PEACE MIRROR

A campanha Peace Mirror da empresa Shiseido (cosméticos) é um ótimo exemplo de que a tecnologia, agregada a uma boa idéia, vira um case de sucesso. De acordo com o aumento de problemas na pele decorrentes de stress, vida corrida e outros fatores  partiram do princípio que o melhor momento para as mulheres refletirem e pensarem sobre sua pele é na frente do espelho. Com isso criaram cabines (sampling booths) pela cidade, em que, a partir do upload da foto da pessoa, ela aparecia em 3D , se mexendo e falando sobre sua pele. Criaram a oportunidade de falar consigo mesmo e ouvir seus próprios conselhos. Depois da etapa da cabine, você mandava o vídeo para o celular e depois para o site, o que possibilitou a criação de um diário da sua pele com conselhos diários dados por um especialista ao lado de sua representação 3D.

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LEGO BRICK BOXES

A loja virtual de brinquedos alemã MyToys foi para Cannes com um viral de sucesso. Painéis com QR codes (código de barras em 2D), contruídos com as próprias peças do Lego foram colocados na rua. A ação foi para a divulgação do Lego Brick Boxes.

CAMPANHA WII SPORTS RESORT

Para promover o Wii Sports Resort, a Nintendo utilizou a movimentada Times Square. O famoso point de Nova Iorque foi transformado em praia com direito a areia, palmeiras e espreguiçadeiras, tudo em sinergia para complementar o clima da praia artificial. As pessoas que passavam por lá podiam brincar com os jogos.

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Estas campanhas nos fazem perceber como a interação gerada por marcas pode se transformar em experiência para o consumidor e consequentemente aproximar os dois. As experiências possuem uma importância indescritível em nossas vidas, e isso faz com que as marcas passem a ter mais valor quando participam de algum momento na vida de seus consumidores.

(: TwiiiiitterrING xD @fefebelk@NewronioESPM