Quando pensamos na Deep Web, Darknets ou qualquer coisa obscura na internet já pensamos no Anonymous, Silk Road, tráfico em geral ou pornografia infantil; sabemos que essas coisas existem por lá e sempre falamos desses assuntos ou lugares na internet com um certo receio e medo porque não entendemos ao certo essas coisas. Mas no meio de todas essas coisas nunca paramos pra nos perguntar onde esses sites fisicamente estão. A resposta disso está explicada em um documentário da Norton, empresa de segurança virtual, que envia um jornalista atrás desses locais.
https://www.youtube.com/watch?v=CashAq5RToM
Existem países e empresas que são como paraísos de anonimato na internet, eles oferecem aos seus usuários uma estrutura extremamente segura e servidores acessíveis somente ao cliente, esses Datahavens e seus servidores são uns dos lugares mais impenetráveis e sigilosos do planeta, dando oportunidade para cyber-criminosos praticarem e esconderem suas ações do resto do mundo.
Os jornalistas vão a ex-bunkers nucleares na Holanda e Suécia que são sedes de empresas como a ex-Cyber Bunker e Bahnhof respectivamente. Ambas empresas fazem serviços de bulletproof hosting (um host que não vai tomar ações para derrubar seu site). Os sites que utilizam os serviços dessas empresas vão desde, Wikileaks(Bahnhof) até sites que conduzem ataques no caso da Cyber Bunker.
Os Datahavens sempre foram lugares onde criminosos iam para se esconder de governos, mas pela estrutura física bem definida de tais locais na Europa e América do Norte, vários cyber-criminosos têm migrado para servidores no Sudeste asiático onde a legislação é muito mais solta e “permite” que tais operações se escondam muito mais facilmente.
O que mais impressiona no video todo é o tamanho da estrutura física que a internet legal ocupa, podemos apenas imaginar onde os sites mais obscuros moram e o tamanho de seus lares escondidos e impenetráveis.