Mídia Out-Of-Home, principalmente outdoors, é feita para atingir o maior número de pessoas possível. Mas nem todas elas são assim.

De acordo com a ideia “Mini Not Normal”, que prega que um Mini Cooper não é um carro normal – já que normal não é fantástico – a empresa lançou sua primeira campanha desde 2008. Eles começaram pedindo para usuários de Minis postarem no Twitter fotos de si mesmos em situações divertidas e inusitadas, que depois foram projetadas em outdoors em ruas movimentadas.

Agora em julho e agosto, eles deixaram as coisas ainda menos normais: olheiros estrategicamente posicionados registravam em um iPad o tipo e cor de todos os Minis que passavam. Imediatamente, mensagens ofereciam elogios aos motoristas (eloquentemente, pode-se dizer, como “you da man!!!”), e por vezes incentivando-os a encostarem o carro para receberem presentes. Alguns ganharam comida, flores e até encheram o tanque de graça.

A ideia era dizer que os motoristas de Minis caem tão fora da curva do “normal” que merecem até publicidade diferenciada. A ação era marcada pela hashtag #mininotnormal.

Em 2007, a última vez que uma campanha foi feita para o Mini Cooper, a BMW tentou uma ação similar. Por meio de chips RFID, motoristas podiam se identificar todas as vezes que passassem em frente aos outdoors posicionados em Miami, Nova York, São Francisco e Chicago. Por exemplo, uma advogada chamada Mary poderia ver no outdoor alguma coisa na linha de “Mary, dirigindo na velocidade da justiça”.

Além disso, no começo do ano, a Mini transformou um de seus carros em um outdoor digital.

Julia. 20. Cursa comunicação social e resolve cubos mágicos. Leva personagens fictícios muito a sério.