A partir das diversas aulas e palestras que tive a oportunidade de participar durante o Cannes Lions 2014, gostaria de destacar algumas que certamente marcaram, na minha opinião, o festival.

Uma das aulas mais interessantes que tive na Academy Zone do Roger Hatchuel Academy foi com Nils Leonard, Chief Creative Officer da Grey Londres. Ele incentivou todos os alunos a procurar algo novo e que mude a publicidade de um modo geral. Segundo ele é muito importante fazer a diferença no mercado, mas não necessariamente isso precisa acontecer em agências ou empresas grandes.

Ele o exemplo da própria carreira, quando ele entrou na Grey Londres a agência estava passando por um momento ruim e 5 anos depois ela é a agencia dos sonhos dos jovens ingleses. Segue abaixo uma palestra dele, realizada ano passado.

Outra aula que foi muito importante para perceber como a publicidade está em constante mudança, foi a conversa que tivemos com o Chief Growth Officer da R/GA, Barry Wacksman. Ele mostrou diversos cases de sucesso da agência, explicou como ela está entre as 10 melhores agências do mundo e porque é a primeira agência que está no caminho oposto, integrando o digital com o offline. Abaixo vemos alguns trabalhos realizados esse ano.

Já nas premiações durante todo o festival, o que mais chamou a atenção foram os trabalhos ganhadores da categoria Future Lions, patrocinada pela AKQA e Google. Esse é um prêmio entregue a alunos de escolas de todo mundo, onde o briefing é criar algo que não seria possível a 5 anos atrás. Entre os 5 vencedores, o trabalho mais interessante chama-se Google Gesture, serviço que traduz linguagem de sinais em fala.  A seguir é possível ver todos os cases ganhadores e as fotos do estudantes.

Untitled

Todo ano o júri também escolhe a melhor escola do ano. O prêmio foi para Berghs School of Communication da Suécia.

Untitled2

10253991_632630463481437_4661334943297453747_n

Rafaela Mascaro
Correspondente do Newronio em Cannes

 

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.