TV & Cinema

Netflix e a síndrome de grandeza

By Colunistas Newronio

August 12, 2016

The Get Down é a nova aposta da Netflix para a sua lista de dramas musicais. Criada, produzida e dirigida por Baz Luhrmann (O Grande Gatsby, Romeu + Julieta e Moulin Rouge!: Amor em Vermelho), a história se passa na Nova York dos anos 70, que criou, à beira da crise, formas de se expressar pela música, fosse pelo punk, hip-hop ou disco.

A série acabou de estrear e já vem carregada de certa pressão. Após 10 anos desenvolvendo o conceito, Luhrmann levou mais um ano e meio para conseguir levar sua obra ao ar. Produção atrasada, roteiro reescrito e mudanças no elenco foram só alguns dos fatores que tornaram esta a série mais cara do serviço: 120 milhões de dólares.

Porém, o dinheiro foi bem gasto. No elenco recorrente encontramos nomes como Jaden Smith (Karate Kid) e Giancarlo Esposito (Breaking Bad). Na trilha sonora, músicas cantadas por Christina Aguilera, Janelle Monáe, Miguel. O elenco da série é composto principalmente por jovens latinos ou negros, até então desconhecidos. E essa é a forma da Netflix se posicionar diante da polêmica da falta de representatividade em Hollywood. Se isso pode ajudar a série a alcançar o sucesso, ou se ela será só mais uma na lista, só o tempo poderá dizer.

The Get Down já tem seus seis primeiros episódios disponíveis na Netflix. A segunda parte (com os outros seis) sai em 2017.

Texto de Gabriel Armelin