Sinapse por Flá Nogueira, 29 de maio às 17:30untitled-11

Quem nunca ficou curioso para saber o nome de uma banda enquanto assistia a um clipe na MTV? Quem nunca se frustrou ao sair correndo para pegar uma caneta e acabou perdendo o nome daquela música sensacional que aparecia somente no começo ou no fim do clipe? Aproveitando essa oportunidade, a MTV lançou no fim de 2008….

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….o projeto “Second Skin”, um passo em direção à nova “filosofia digital” da music television. Esse projeto – segunda pele digital – tem como objetivo estreitar o relacionamento da MTV com seu público por meio de uma interação via celular ao longo de toda a programação.  

         O projeto funciona assim: enquanto você está assistindo a um determinado clipe, pula na tela o ícone de um telefone com um número que você pode mandar mensagens e receber instantaneamente uma curiosidade sobre o clipe, uma foto, um papel de parede ou até mesmo a letra da música do clipe que está passando. A intenção é que em um futuro próximo as pessoas sejam capazes de baixar o próprio clipe ou a música pelo celular, mas para isso é preciso esperar que haja um número maior de celulares compatíveis a essa tecnologia.

         A MTV já tem 80% da sua programação adaptada a essa novidade e já chegou a receber mais de 1,1 milhão de SMS em apenas um mês sem ter usado nenhum tipo de divulgação – a não ser o ícone que aparece na tela durante os programas. Mês que vem, espera-se que 100% da programação já seja compatível a essa plataforma móvel.

         Como conseqüência do sucesso, a MTV abriu a possibilidade de utilização dessa ferramenta para o conteúdo comercial da emissora. Passou a chamar a atenção das agências para esse formato de interação, no qual anunciantes serão capazes de disponibilizar ao público imagens adicionais, trilhas sonoras e informações promocionais durante os intervalos. É hora, portanto, de abordar não só o pessoal de mídia, mas também o pessoal de criação, já que as campanhas deverão ser criadas levando em conta essa interatividade. Já pensou quantas coisas legais podem ser criadas?

         E se transportamos essa interação TV-telespectador para uma relação rádio-ouvinte? O que pode ser criado? Em um post antigo, já comentamos que existe um aplicativo do Iphone – o Midomi – que permite você encontrar uma música depois de 10 segundos cantando ou gravando parte dela. Muito interessante, né? A rádio Kiss FM já tem um telefone para você ligar a qualquer instante para saber qual música é aquela que está tocando.

              Não podemos nos esquecer de que cada vez mais a publicidade é considerada invasiva, e esta forma de que estamos falando é uma forma de deixar o consumidor agir e interagir com uma marca por vontade própria – e quem sabe de não acabar criando um bom relacionamento entre as partes. O SBT, por exemplo, oferece conteúdo sobre o seu programa “Esquadrão da Moda” via celular e recebe em torno de 40 mil mensagens de pessoas que querem dicas de como se vestir. Após o pedido, os números que solicitaram informações vão para o banco de dados do SBT e são utilizados para outras ações com o intuito de fidelizar esse público.

          Se pensarmos novamente na propaganda, quantas vezes não assistimos a um belo comercial e adoramos a trilha sonora, a idéia, o conteúdo! Será que não é interessante pensar em como fazer propagandas mais interativas nesse sentido? Propagandas em que a própria pessoa pode interagir, SE, ela quiser? É uma boa forma de detectar se a campanha está fazendo sucesso e de criar um banco de dados .

         Se analisarmos o termo “música propaganda Claro” no Google Insights, podemos ver que esse termo foi muito procurado em determinados momentos. O último pico foi entre setembro e outubro de 2008 – época em que aconteceu o lançamento de uma propaganda da Claro, com a trilha sonora “Suddenly I see” da cantora KT Tuntstall. Ou seja, dezenas de pessoas foram procurar por vontade própria a música do comercial, o que significa que elas entraram em contato com a marca e tiveram possivelmente uma experiência positiva com a mesma.

         Alguém se lembra da repercussão da música da propaganda da Coca Cola em 2006? Lembro de vários “Nicks” no MSN de amigos nessa época com a frase “You give a little Love and it all comes back to you lalalalala” Inclusive o meu!

         Sei que dei muitos exemplos relacionados à música. Mas é porque faz muito sentido pra mim! Vivo procurando por músicas que ouço por aí.  Mas e para você? Como você acha que uma propaganda, um programa ou uma rádio pode utilizar do celular para gerar interatividade?

 

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Sinapse por Flá Nogueira, 29 de maio às 17:30