No quesito de promover séries e filmes já fomos agraciados com campanhas incríveis e inovativas, mas também com com campanhas lá não tão impressionantes. Realmente deve ser difícil fazer a promoção de algo com uma escala tão grande como essa, mas aproveitando-se de todo o hype tecnológico de segurança e privacidade na internet a agência Dude de Milão teve uma idéia não tão original, mas estupidamente bem executada.

A série toda se foca num protagonista que se vê no meio de um espécie de conspiração, do tipo “existe uma organização secreta controlando o mundo” e tenta descobrir até onde se estendem os braços da E Corp. enquanto ainda mantêm sua sanidade. Ele é um consultor de segurança que usa seus conhecimentos para ocasionalmente limpar a internet, baseando-se nesse conceito de hackers a agência resolveu brincar com isso e enganar a mídia.

Com uma série de intervenções na rua, na internet com celebridades italianas e em horários nobres da rede nacional de televisão eles conseguira criar um alvoroço tão grande que matérias de jornal foram feitas para se falar do que estava acontecendo. Numa estratégia que se parece algo saído de Watch Dogs a Dude conseguiu fazer o povo e a imprensa acreditar que estava acontecendo um ataque cibernético de enorme escala no país.

Foi usado uma aparência que remete ao Anonymous com uma contagem regressiva como a do WikiLeaks para alertar ao povo que algo estava a ocorrer. Quando tinham todos os olhos neles, então, revelaram a real natureza de sua operação com uma mensagem que remete à série: “La nostra società è stata hackerata” ou A nossa sociedade foi hackeada.

A explosão dessa cultura de internet deu espaço para várias criações que exploram esse meio, que por sua vez criam um maior interesse das pessoas para essa área. E então, você está seguro na internet.

Ei! Você que ta ai lendo! Para de me stalkear!