Sinapse por B.Young
Moda para todos. Isto é possível? Para os organizadores do evento Moda Inclusiva, é possível sim. Hoje, ocorre o II Concurso Moda Inclusiva no Museu de Língua Portuguesa, na Luz em São Paulo, as 19 horas. O interessante do evento é que os modelos não são pessoas fora do padrão social, são pessoas comuns que estão no nosso cotidiano, o que torna mais próximo a realidade. Uma tentativa de aproximar a moda com a nossa realidade. E o que é legal, é um visual voltado para pessoas que possuem alguma restrição física. Um público que já existe, e todos sabem, porém ninguém ainda fez algo voltado para esse público.
Todos já estão cansados de saber que o mundo da moda atual cria conceitos que não são adaptáveis para todos os tipos de pessoas que existem no mundo. Mas, para todo problema há uma solução. Relaxa que ainda o mundo tem solução. Lembra da proposta do Big Beautiful Woman? Pois é, a iniciativa de mudar o conceito de beleza que estigma toda mulher, a de ser magra até os ossos. É um movimento que pode mudar o mundo. Mas o problema além desse daí, é que não existe nada voltado pro publico com deficiência física. A famosa frase do marketing caí em cima de nós: “Marketing não questiona, apenas identifica necessidades”. E sabendo disso, hoje o evento Moda Inclusiva traz este momento para estimular a criação de vestimentas adaptadas às necessidades desse público. Respeitar a diversidade é o novo lema do marketing da moda. É claro, no Brasil, existem mais de 24 milhões de pessoas com deficiência. E no estado de São Paulo, 4,2 milhões representam essa parte desse grupo. Aqui, está o video do evento do ano passado.
Para participar, estudantes de todo o estado de São Paulo mandam um look para ser analisado por uma banca e depois é escolhido os 20 melhores. E todo evento é apoiado por vários setores: Vicunha Têxtil, Pense Moda, Rede Globo, , Vax Barcelona e Rede Lucy Montoro.
Atendendo esse mercado, gera-se lucro e levanta-se a auto estima do público alvo. Conciliar os dois é uma estratégia interessante para o mercado da moda. Assim, a moda poderá um dia tornar-se algo que atinge todos os públicos.
Para mais tendências, twitter é a solução: @NewronioESPM @BeYoung1990