#internet por Luisa Fleury

É impressionante o quanto as meninas são influenciadas pelos blogs de moda. Por isso, as blogueiras muitas vezes elogiam algum site de e-commerce, maquiagem, cremes e afins, elas são pagas para fazer propaganda. Até aí, não tem problema nenhum, mas o que está chamando a atenção do CONAR e de críticos é que elas fazem propaganda e não falam, não deixam explícito. Algumas falam que ganharam de aniversário ou que compraram mesmo o produto, sendo que ganharam da própria marca para falar bem em seus blogs.

Nessa semana, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) pela primeira vez, abriu processos investigativos contra as três principais blogueiras de moda (estatisticamente, as que mais influenciam suas leitoras): Mariah Bernardes, do Blog da Mariah, Thássia Naves, do Blog da Thássia e Lalá Rudge, do Lalá Rudge. O motivo foi que as três postaram elogiando o mesmo produto da YSL, o qual é vendido no Brasil pela Sephora. Segundo o órgão, o que chamou atenção foi que as três elogiaram muito o produto sem dizer que se tratava de uma propaganda e isso é proibido. Os blogs que fizerem propaganda, tem que explicitá-las, por que o consumidor pode se sentir enganado pela blogueira que tanto adimira.

Priscilla Rezende, tinha um blog de moda, mas ao conviver no mundo das blogueiras, ficou horrorizada de como elas “enganam” suas leitoras e resolveu criar o blog Blogueira Shame, onde critica (e muito), erros de ortografia, combinação de peças de roupas e propagandas “escondidas”. Ela critica tanto que até dá pra sentir um cheirinho de inveja. Em outras palavras, ela teve um blog de moda que não fez sucesso e resolveu fazer um blog criticando os que fazem. Em uma entrevista à Veja Online, ela disse que muitas meninas, dentre elas Julia Petit, elogiam muito seu trabalho. A intenção é até boa, de abrir os olhos das leitoras, mas o tom de escrita dela é bem barraqueiro.

Será que o CONAR está exagerando nas investigações com o caso das blogueiras e o caso do viral “Perdi meu amor na balada”, da Nokia, ou será que as marcas andam ousadas demais, querendo chamar atenção a qualquer custo? As três blogueiras têm de 30 a 40 dias para se defender da acusação, quando o processo acabar, podemos saber os dois lados da história.

 

Se você não quer ser investigado pelo CONAR, siga o @NewronioESPM

 

 

 

 

Escolhi fazer comunicação por gostar (e muito) de me comunicar. Sou tímida no começo, mas depois de um tempo já sou íntima. Eu nunca escrevi em blog, mas vivo escrevendo. Amo estar atualizada, principalmente no que se refere à moda.