O Memorial Day é um feriado nacional nos Estados Unidos para lembrar de todos os combatentes que morreram enquanto lutavam pelas forças armadas do país que nesse ano é celebrado nessa Segunda-feira dia 25/05/2015.

O fotógrafo David Guttenfelder é um fotógrafo de guerra que depois de 20 anos em serviço voltou aos E.U.A. para fotografar o mais perigoso campo de batalha para um combatente: As salas, os quartos e quintais onde muitos veteranos se suicidam diariamente.

Com isso em mente foi criada a Mission 22, uma iniciativa para chamar atenção ao grande número de suicídios dos veteranos de guerra. A missão é baseada em uma estatística que afirma que 22 veteranos se suicidam diariamente nos E.U.A. e Guttenfelder foi chamado para fotografar os locais onde esses veteranos se suicidaram.

Veja a seguir algumas das fotografias e a assustadora história que elas contam:

warathome_print_01 warathome_print_02 warathome_print_03 warathome_print_04 warathome_print_05

warathome_print_06

No site oficial da Mission 22 encontramos histórias como a de William, um integrante das forças especiais da infantaria estadunidense no Afeganistão. Depois de seu batalhão ser atacado em uma viagem pelo país, William foi dispensado por suas lesões cerebrais e voltou para os E.U.A..

Mesmo de volta ao seu país, William lutava com o Transtorno de Estresse Pós-Traumático e com suas lesões no cérebro. No dia 20 de Março de 2012, William mandou uma mensagem para sua mãe dizendo que a amava. Ela suspeitou a atitude do filho e foi correndo para casa junto de suas outras duas filhas e encontraram William em sua nova caminhonete, com uma arma e cercado pela polícia. Quando a mãe pediu para os policiais para chegar perto do filho, ele puxou o gatilho.

A seguir, duas fotos que David tirou na casa de William:

static1.squarespace-1 static1.squarespace

Essa é só mais uma uma das assombrosas histórias envolvendo ex-combatentes que simplesmente não conseguem continuar. A Mission 22 busca chamar atenção para que esses veteranos busquem ajuda e encontrem um final feliz depois de todos os horrores que viveram durante a guerra.

No vídeo a seguir, o fotógrafo David Guttenfelder conta um pouco sobre sua experiência fotografando o projeto:

Para mais informações acesse o site oficial do projeto.

 

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.