Oei Katsushika é filha de um famoso artista japonês, Hokusai, nascida aproximadamente em 1800. Seu nome é o equivalente japonês para “ei, você”, que era como seu pai a chamava. Como ele, Oei também seguiu a carreira artística. Suas obras, que retratavam dragões e algumas peças eróticas eram geralmente vendidas sob o nome de Hokusai.
Viver à sombra do pai sempre foi um desafio para Oei, que era ridicularizada por não ter a experiência de vida que tentava demonstrar em sua arte e sofria a influência dominadora de Hokusai, que era um pai muito exigente. Há apenas 10 obras atribuídas a Oei Katsushika, o que faz muitos questionarem quanto das obras cuja autoria atribui-se a seu pai são real e exclusivamente obras dele. E é dessa história cheia de angústia e beleza que surgiu a animação “Miss Hokusai”, que reflete as aflições da vida de Oei, cheia de referências artísticas.
Quando você pensa em arte japonesa o que vem a sua cabeça? Provavelmente, você pensa na obra “A Grande Onda de Kanagawa”. É uma obra que já faz parte da cultura pop japonesa e é da autoria do icônico Hokusai. No entanto, essa obra foi apenas divulgada 10 anos antes de sua morte, quando já estava bem doente. Então, vale a pergunta: será que Oei Katsushika é a autora da gravura mais famosa do Japão?