Um tempo atrás, em um curso com o Beto Bina na São Paulo Digital School, ele falava sobre um movimento que parece estar acontecendo cada vez com mais frequência. Com o tamanho avanço tecnológico que estamos presenciando, muitos produtos e relações de empresas com consumidor, além de comportamentos sociais vão evoluindo ou mudando e grandes empresas consolidadas não conseguem acompanhar esses movimentos, muitas vezes acabam superadas.

Esta cada vez mais fácil encontrar exemplos para esse cenário o Square, um exemplo disso, que possibilita um smartphone ou Ipad realizar transações com cartões. O interessante é que no caso do Square seria normal se fosse idealizado por um banco ou a Cielo, Redecard, mas muito longe disso, quem fez o Square foi o Jack Dorsey, também criador do Twitter. No Brasil, quem está introduzindo esse produto é a UOL através de sua plataforma PagSeguro.

Além do Square, poderíamos aprofundar em vários outros exemplos, como Instagram que, se fosse pensado pela Kodak, poderia tirar a empresa da falência. o Rdio, seria totalmente normal qualquer gravadora recorrer a esse recurso para salvar o mercado músical, mas quem trouxe o serviço de streaming online de música para o Brasil foi a Oi e ontem o Google anunciou o seu próprio serviço de música. O que será que as empresas de rádio taxi estão pensando em fazer com todos seus funcionários de atendimento, agora que cada vez mais pessoas chamam taxi, de um jeito muito mais fácil, por um app no smartphone.

Mesmo com Theodore Levitt, em 1960, já falando sobre esse fenômeno que acontece nas empresas, de elas serem tão focadas no seus produtos, deixando de analisar os consumidores com seus costumes e comportamentos, ainda hoje empresas parecem não investir e dar o devido valor para o seu consumidor e acabam caindo na armadilha de perder uma grande oportunidade ou um grande movimento da sociedade.

Estudante de Comunicação pela ESPM. Gosto de pensar como as coisas poderiam ser diferentes e se poderiam ser melhores. Me interesso por qualquer coisa, especialmente por redes sociais, tecnologia e música