O nome é grande e meio complicado: “Mindfulness” (em tradução livre Atenção Plena) mas os seus resultados podem ser bem simples: com ela você pode viver melhor tanto no ambiente de trabalho como fora dele.
Mas – diferentemente da conhecida meditação que tem tons fortes das religiões asiáticas – a prática de Mindfulness não tem conexão com nenhum culto de fé e você pode praticá-la mesmo sendo ateu.
Essa é uma técnica de meditação e exercícios que veio da Ásia e se adaptou ao Ocidente para mostrar que o que importa é o presente e não o que aconteceu com você no passado (sendo bom ou ruim) e nem com o que vai acontecer com você no futuro (aliás não sabemos o que vai acontecer, então por que nos estressamos de antemão?).
Para você entender melhor, esse vídeo de pouco mais de 2 minutos explica o conceito nas palavras de ninguém menos que o precursor da técnica de MBSR (Redução de Stress Baseada em Mindfulness) Jon Kabat-Zinn, hoje com 72 anos:
No mundo dos negócios o conceito de Mindfulness já foi abraçado na última década e começou em um lugar onde as coisas giram rápido: no Google que criou o Instituto Search Inside Yourself programa interno para funcionários da empresa.
A ideia básica do SIY é muito promissora e de partido alto: O Caminho Inesperado para o Sucesso & a Felicidade no Trabalho: https://siyli.org/
Há cerca de três anos o SIY deixou as cercanias do Google e também atende a grandes corporações com a GSK e General Milss que visam uma condição menos estressante de trabalho para seus colaboradores além de – claro – mais produtividade.
Toda essa busca interior já gerou quase 1 bilhão em negócios que vão desde a meditação mais queridinha do pedaço, livros, dietas e supermercados orgânicos que surfam nas grandes ondas zen que vem alcançando o mundo capitalista que é – no geral – muito ansioso e com altos picos de tensão.
Na publicidade – estressante no seu DNA e com grande tendência a conflito por isso – já existem registros de artigos sobre o assunto, como esse de 2015:
http://www.campaignlive.com/article/business-case-ad-industry-mindfulness/1366107
Mas até agora não se conhecem agências que estão aplicando a técnica.
Se você leitor souber de uma – sendo ela gringa ou brazuca – escreva para cá que assim vamos voltar ao assunto na próxima coluna.
Peace, togetherness e boa semana!
Darlan Moraes Jr
Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann.
Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
www.darlanmoraesjr.com
www.novaopcao.biz