Você está atrasado. Perdeu os horários, tem uma lista de atividades para realizar e compromissos para estar presente. No meio de toda essa confusão, o metrô simplesmente para de funcionar e desestabiliza o seu dia. Quem nunca?

Bom, esse tipo de situação é muito comum na vida dos usuários de transporte público, que além de ser uma solução de trânsito mega importante no mundo todo também é fruto de diversas paralizações, ora por problemas técnicos ora por acidentes.

Explicar tais falhas para usuários, que pagam caro por bilhetes e são pessoas limitadas por horários e rotinas, é com certeza um desafio constante, mas é inevitável que algo operado a partir de mãos humanas e tecnologia dê problema em algum instante.

Pensando nisso e em uma maneira didática de transmitir uma mensagem, o canal MTA Info criou um vídeo muito interessante. Por meio de ilustrações que vão te lembrar do menu de Pac Man ou o de Super Mario, a narrativa visual explica a trajetória dos vagões. Assista:

As linhas do metrô de São Paulo, por exemplo, utilizam o método carrossel para operar, entretanto o vídeo se encaixa perfeitamente mesmo que destacando um modelo linear, já que o esquema de problemas e soluções são os mesmos.

METRO

A média de pessoas transitando nos metrôs e trens da capital paulista é de cerca de 3,8 milhões. Tal número gigantesco explica a dificuldade em manter um processo de qualidade, entretanto nada impede a produção de material de comunicação como o realizado pela MTA.

Aliás, esperar o vagão chegar na plataforma com esse vídeo em execução seria muito menos tedioso, certo?

Nome de rei, força de vontade de plebeu.