Começamos a semana focando na área farmacêutica, falando da Merck uma das empresas do setor mais poderosas do mundo.

O ex Arenas Fábio del Rio trabalha na Merck e conta um pouco sobre sua experiência nessa gigante alemã.

16473771_10208099679560734_934154860252194754_n

1. De onde vem essa empresa e qual seu segmento de negócio?
A Merck é uma empresa alemã, fundada em 1668, sendo a empresa química e farmacêutica mais antiga em operação no mundo. Atualmente a Merck atua em três segmentos diferentes: o de Healthcare (Farmacêutico), o de Life Science (Insumos e Materiais de laboratório) e o de Performance Materials (Pigmentos de efeito e cristais líquidos).

2. Qual sua posição na empresa?
Eu sou estagiário de Marketing da área Consumer Health, que é focada em produtos que não precisam de prescrição médica, como por exemplo o Floratil e o Cebion. Eu trabalho com 4 linhas de produto, todas dentro de uma chamada Linha Dor, que é a de analgésicos e anti-inflamatórios.

3. Como foi o processo de seleção?
O processo seletivo foi extremamente rápido, em menos de um mês eu já tinha acabado o processo todo e conseguido a vaga. Foi uma consultoria de recrutamento que me contatou, em menos de uma semana fiz o teste de lógica e o teste de inglês, na outra semana eu fui até a consultoria participar de uma dinâmica de grupos, na outra semana eu fiz entrevista em inglês pelo telefone e fui convidado a participar do painel com gestores, que era outra dinâmica, mas com a participação dos gestores de marketing da Merck, essa foi a última etapa.

4. Quais os pontos que você pode destacar em relação a essa empresa?
A Merck tem um ambiente muito acolhedor, as pessoas são muito dispostas a conversar e a ajudar em qualquer tipo de problema. Os gerentes são todos jovens, a maioria com menos de 40 anos, o que dinamiza mais a empresa e faz com que estejamos sempre buscando diferentes formas de inovar. No final de 2015 a Merck repaginou sua marca, e agora ela é “Vibrant”, com cores e formas marcantes, que fogem do “branco e azul” das outras farmacêuticas e mostram a nossa forma de pensar: dinâmica, divertida e voltada para o futuro.

5. Algum outro ponto/detalhe/informação/curiosidade que você gostaria de compartilhar com os leitores sobre sua experiência na empresa?
Eu gostaria de falar sobre o desafio que é estar na indústria farmacêutica e, especificamente, trabalhar com Marketing nesse segmento, porque tudo é extremamente regulado pela Anvisa, e muitas coisas são proibidas quando se fala na divulgação de remédios – e ainda assim, precisamos divulgar. Meu ponto é: se você consegue trabalhar na indústria farmacêutica, desenvolvendo comunicação e materiais para remédios e sendo constantemente podado pela Anvisa e outras leis ou códigos, você consegue trabalhar em qualquer outro segmento, porque a cada dia mais nós tentamos ser criativos e fazer materiais diferentes e que impactem os médicos e os consumidores, mas sempre somos obrigados a seguir um mesmo molde, então a quantidade de ideias que temos é realmente impressionante, e muita coisa boa tem que ser descartada – mas serviria muito bem para marcas de alimentos, serviços, e muitas outras categorias. É bastante desafiador, mas se desafiar acaba sendo bem divertido.

Se você também trabalha em um lugar interessante & diferente, mande um e-mail para gente e faça parte dessa série “Lugares Diferentes para Se Trabalhar” que já tem entrevistas com alunos que trabalham na Warner, Pinterest e Merck.

avatar_darlan

Darlan Moraes Jr

Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann. Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
www.darlanmoraesjr.com
www.novaopcao.biz

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.