Em nova campanha para promover o novo sistema de câmbio ECO da linha Sprinter, Mercedes-Benz criou, a partir do movimento da mudança de câmbio, a Shiftography. O resultado é bem interessante e ressalta a facilidade e dinâmica do movimento, muito importantes para o segmento do produto, pessoas que trabalham durante muito tempo dentro do carro, indo de um lugar ao outro.

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A produção da tipo pode ser vista aqui.

O mais curioso e interessante é a incrível semelhança que o resultado tem com a pixação que vemos pelas grandes cidades do Brasil, em especial São Paulo. A pixação, ao contrário do que muitos imaginam, tem forte apelo político e sua história, tanto como estética quanto como ferramenta política, data da antiguidade. A própria estética tem parentesco com runas celtas muito, MUITO antigas.

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As marcas no espaço público servem para todo tipo de declaração, amor, guerra, indignação social ou politica, audácia ou coragem (ao estar em algum lugar de muito difícil acesso, por exemplo) ou até mesmo como demarcação de território de diferentes gangues.

Um documentário muito interessante sobre o tema é esse daqui:

Enfim, é uma curiosa relação entre a tipografia gerada pela tecnologia da Mercedes e essa manifestação cultural tão enraizada no nosso dia a dia. Será que a marca percebeu isso?

Minha barba. Minha vida.