O minimalismo é uma contra corrente ao nosso momento consumista no qual pessoas chegam a passar 80 horas por semana pensando em compras, tanto passadas quanto futuras.

Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, com 30 anos, abandonaram suas carreiras corporativas, quando lançaram seu livro Minimalism: Live a Meaningful Life, no qual exploram a ideia de que quanto menos posses materiais, mais livres estamos.

the-minimalists

Os dois chegaram a um momento em suas carreiras em que tinham tudo o que qualquer pessoa comum procura: estabilidade profissional e financeira, carros e relógios caríssimos. No entanto, todo o sucesso que aparentavam ter não refletia no que sentiam. Passaram 21 dias visitando famílias e comunidades acostumados a viver com a menor quantidade de coisas possível, além de pesquisando sobre os efeitos do consumismo excessivo da atualidade têm no meio ambiente.

Tiny-House

Após esse experimento e seus relatos, os chamados “Os Minimalistas”, escreveram mais um livro e passaram a dar palestras em grandes instituições como a Escola de Administração de Harvard, Apple e em conferências como TEDx e SXSW.

Ao contrário do que se imagina, o minimalismo que Josh e Ryan pregam foca na felicidade que o tempo da compra, usado para outros fins, pode trazer. A reflexão tratada no documentário Minimalism: A Documentary About the Important Things (disponível na Netflix), mostra o quanto uma forma nova de consumirmos faria bem não só para nós, mas também para o planeta no qual vivemos.

De grão em grão, tanto bate até que fura.