Sinapse por Fernanda Belk, 30/09/2009

feeeedssss2 Não é possível mensurar a quantidade de informação que está disponível na internet hoje em dia. Há muita coisa para ler e se divertir. É difícil ler e prestar atenção a tudo o que se quer, principalmente quando não há organização, e quando tudo tem potencial para se tornar distração. Somos bombardeados por enormes quantidades de anúncios e mensagens interativas, o que tira o foco das nossas atividades. Com isso surgem ferramentas para suprir necessidades latentes: leitores de feeds RSS, por exemplo.

 O RSS, também conhecido de Feeds, é uma ferramenta que mantém  a pessoa sempre atualizada dos sites e notícias que se interessa, não precisando entrar nos respectivos sites para ver novas atualizações. Para usar é necessário possuir um agregador, que é um leitor de documentos RSS (os feeds), que podem ser programas para baixar para o PC ou até agregadores online, como o Google Reader.

Feeds bonitinho

No Google Reader, utilizando o RSS, é possível cadastrar sites, matérias e assuntos de interesse, e você pode ler tudo dentro da própria ferramenta. É possível organizar todas as informações de acordo com preferências do usuário. Estas duas ferramentas permitem organização da informação, o compartilhar delas, e pode também criar vinculo entre o site e o leitor.

O leitor divulga se gostou ou não do conteúdo no item Like ou Unlike, pode compartilhar os artigos que gostou com quem quiser ou adicionar em favoritos. Todas as matérias e artigos ganham visibilidade nestes sites agregadores devido a essas pequenas ferramentas pertencentes a eles.

feeds

Existem muitos agregadores de RSS além do Google Reader, tais como: Akregator, BlogTok, RSS Owl, FeedReader, Pluck RSS Reader, RSS Bandit, entre outros.

O site Uebâ se enquadra em uma proposta diferente, mas que também ajuda a organizar a informação: divulga links com assuntos diversos e interessantes. Os links são separados por dia e aparecem agregados com uma imagem pequena e título. Este site divulga notícias e informações, mas só vai ser clickado se o leitor se interessar.

Visando a customização de informação e a divulgação do Lexus RX 2010, a Lexus firmou parceria com a TIME Inc e Publishing Magazines, que é uma editora dos Estados Unidos. A ação consistia na customização de revistas, em que as pessoas podiam escolher cinco revistas de seus interesses e a cada 2 semanas recebiam uma revista totalmente personalizada, com anúncios personalizados da Lexus de acordo com a localização da pessoa e seu nome impresso.

mine

 Neste contexto surgem mais brechas para os publicitários. Inserir anúncios nestas páginas de leitura pode se tornar realidade. Os anúncios já tomaram conta de muitos sites, desde redes sociais a fotologs, MSN,  emails, e estar presente nestes novos meios de ler informações pode não estar tão longe assim.

Entretanto a seguinte pergunta surge: O leitor gosta de ter publicidade nos feeds? O que fazer para que o leitor não se sinta diretamente impactado ou incomodado com estes anúncios?  Esta pergunta entra em conflito, pois uma das propostas deste tipo de site consiste na personalização da informação de acordo com preferências do leitor, o que pode acarretar a não visualização de publicidade.

A questão do enorme fluxo de informações é complicada, porque ao mesmo tempo em que há como saber o que acontece no mundo inteiro, todas as notícias, é difícil conseguir segmentar essas informações e saber aproveitá-las da melhor forma possível. Isso entra na interação dos sites agregadores, em que toda aquela desorganização de tanta informação acaba virando facilitador da vida moderna: lemos só o que nos interessa, sem ter que ficar procurando. A informação vem até nós.

A questão do fluxo de informações é complicada, porque ao mesmo tempo em que há como saber o que acontece no mundo é difícil conseguir segmentar essas informações e saber aproveitá-las da melhor forma possível. E é nisso que entra os sites agregadores que acabam facilitando a vida moderna: lemos só o que nos interessa, sem ter que ficar procurando.A informação vem até nós.

 

(: TwiiiiitterrING  xD @fefebelk e @NewronioESPM