Publicidade

Medindo o medo

By Bruno Guimarães

September 30, 2015

O ser humano é aquele capaz de coisas absurdas. Luz, meios de locomoção, internet, curas de doenças, entre outras inúmeras criações, transformaram nossas vidas tanto para o bem como também para o mal. Porém, como é possível tornar isso tudo real?

As medidas são o grande ponto de partida para tudo que se é pesquisado para posteriormente se tornar algo de uso próprio e coletivo. Em seu sentido literal, “medida” significa: Grandeza determinada que serve de padrão para avaliar outras do mesmo gênero. Ou seja, é o que nos leva a detectar distâncias, tempo, energias e até sentimentos.

Os humanos já tiveram sucesso medindo mais coisas que podemos imaginar, porém, uma coisa faltava e a Playstation realizou isso.

Para o lançamento de seu jogo exclusivo, a Playstation com a ajuda da agencia TBWA de Madri, criou um novo tipo de medida bem propícia para o tema de seu jogo, o medo. O experimento chamado “The Until Dawn Index”, consiste em medir o nível de medo dos jogadores calculando sua pressão sanguínea, frequência cardíaca e respiratória, temperatura corporal, movimento e dilatação da pupíla, entre outros.

Com o intuito de ser uma ação online, os jogadores recebiam um diagnóstico na hora de seu comportamento durante o jogo e compartilhavam em suas redes sociais, gerando buzz e inúmeros comentários sobre o novo jogo. Além disso, uma emissora espanhola fez a cobertura do experimento, o que gerou uma dimensão jamais vista para o lançamento de um video game.

Until Dawn, o novo título dito como um dos mais assustadores, estreou no dia 25 de agosto de 2015 para PS4. O jogo possui um sistema de escolhas, onde a história inteira pode mudar com a tomada desde grande decisões até as mais simples, como ir pra direita ou esquerda. A ideia é fazer com que cada passo interfira no seguinte, como um Efeito Borboleta, possuindo diversos finais, que para serem desvendados, deverão ser jogados algumas vezes com decisões alternadas.