Que o McDonald’s é uma das marcas mais populares e conhecidas do mundo todos sabem. Mas até que ponto a marca é reconhecível? Será que só pelo lanche reconhecemos? Por um simples desenho sem logotipo? Pelas embalagens? Isso é o que a campanha da marca, feita pela TBWA Paris, tenta provar: Mc é reconhecível de qualquer jeito.

Desde 2013 a agência criou anúncios para divulgar a marca do jeito mais minimalista possível. Tentando excluir o máximo do branding do McDonald’s em seus anúncios. O primeiro foi uma série de fotos com close-ups extremos dos lanches, mostrando que apenas o produto é o suficiente.

Em 2014, a estratégia foi a mesma, levando para ainda mais longe o conceito. Dessa vez não existiu nem logos, nem branding, nem o produto em si. Apenas representações dos produtos, no formato de ilustrações minimalistas. Talvez uma das propagandas mais simples de todas.

A mais recente, campanha desse ano, teoricamente foi a que foi mais longe até agora. Sem o produto. McDonald’s é tão reconhecível que nem precisa mostrar o produto. A ideia de usar só as embalagens é boa, mas para mim, por usar o logotipo da marca ele acaba sendo o mais óbvio entre os 3. Mas provavelmente o próximo passo é retirar isso também.

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