Duas coisas meio… improváveis de serem colocadas juntas, têm feito muito sucesso em parceria: comida e música. Recentemente, o McDonald’s lançou sua nova colaboração com a rapper Saweetie. A refeição inclui um Big Mac, 4 Chicken McNuggets, batatas fritas médias, Sprite médio e, por fim, “molho Sweet ‘N Sour”, o toque especial do pedido. Olhando assim, parece um pedido simples e nada mais do que as pessoas normalmente comem. Mas se eu te contar que faz sucesso, e muito, você acreditaria?
A fórmula não tem erro! Uma marca super conhecida de fast food e pessoas super conhecidas se juntando para lançar um lanche… Nessa equação, entretanto, entram muitos outros fatores. Cada artista possui sua própria base de fãs, que, além de serem influenciados por hábitos e preferências desses artistas, são colecionadores, e muitos são obcecados. Um exemplo que prova isso é a colaboração da empresa com o rapper Travis Scott.
Travis foi a primeira celebridade desde Michael Jordan a colaborar com a marca. Entretanto, as vendas, desta vez, chegaram em níveis absurdos, sendo um completo sucesso (não é à toa que decidiram continuar com a estratégia). O artista é apaixonado pelo Quarterão com Queijo, produto da empresa que se aproveitou da situação e decidiu batizar um combo simples do lanche com o nome dele, e lançá-lo por tempo limitado. A oferta foi vendida somente nos EUA com o nome de “Travis Scott Meal”, mas também em parceria com a gravadora dele, Cactus Jack.
Nunca se imaginaria que um lanche simples faria tanto sucesso. Para promover a parceria, foram feitos posters brincando com a identidade visual da marca e do artista, e foram lançados produtos relacionados à parceria. O que ninguém estava esperando, é que esses posters seriam roubados pelos fãs, os quais, quando não os guardavam, os vendiam por centenas de dólares na internet. O pior (ou melhor, dependendo do ponto de vista); as pessoas realmente compraram.
O cantor colocou em seu site de merchandise produtos que foram comprados às pressas. Hoje em dia, um casaco da coleção liberada passa dos 2.000 reais e é considerado raro, já que as peças foram vendidas por tempo e quantidade limitados. Para o McDonald’s, realizar uma parceria assim foi completamente benéfico, já que, além do sucesso do artista, a parceria limitada fez com que eles se destacassem entre a concorrência.
Além de Travis e Saweetie, outro artista que colaborou com a marca foi um dos ícones de Reggaeton, J Balvin. No Brasil, foi feita uma parceria entre o McDonald’s e o grupo mais conhecido de Kpop atualmente, BTS. A colaboração consistia em um combo com dois molhos especiais não lançados normalmente pela marca.
O McDonald’s, com certeza, entendeu a fórmula das vendas atualmente. Nada melhor para atrair um público jovem e conectado nas redes do que chamar seu artista favorito para assinar um combo. Além do sucesso de vendas com os fãs, a mídia gerada pelo público desperta curiosidade em outras pessoas, fazendo com que muita gente experimente.
Pode ser que sejam vistas mais colaborações pela frente, já que é algo que deu muito certo para a marca. O que nos resta é observar e ver o desempenho dessas campanhas. Será que essa é mais uma tendência sendo criada? Será que outras marcas serão influenciadas pelo sucesso de vendas do McDonald’s?
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