O nome Mark Seliger, a princípio, não remete a nada, certo?
Mas quando eu digo autor das fotografias das capas da revista Rolling Stones durante mais de 10 anos, uma luzinha começa a acender. Aquele monte de pôsters de bandas de rock, cantores e atores e atrizes de cinema que pendurávamos (ou penduramos) nas paredes tem grandes chances de serem obras suas.
(Seliger no projeto Behind Photographs, de Tim Mantoani)
Seliger nasceu em Amaraillo, Texas, em 1959, mas mudou-se para Houston ainda criança. Sua paixão por fotografia começou quando ganhou uma câmera de seu irmão mais velho em uma aposta. Pouco depois já havia transformado o banheiro de sua casa em uma sala escura para revelar suas fotos.
Em 1984 foi para Nova Iorque, onde apenas 3 anos depois começou a clicar pequenos trabalhos para a revista Rolling Stones. Seu trabalho era BEM reconhecido: em 1992 já era o Chief Photographer da revista.
Deixou o cargo na revista em 2002 e passou a se dedicar a trabalhos pessoais, fotografia publicitária e eventuais contribuições para as revistas Vanity Fair e GQ.
Possui diversos livros publicados, entre eles Physiognomy (1999) sobre seu trabalho na Rolling Stones, In My Stairwell (2005), que retrata artistas e músicos como que fora do palco, esperando nos bastidores para entrar em cena, e também Listen (2010), a visão do fotógrafo sobre a nudez e o corpo humano.
Você precisa fazer login para comentar.