O nome Mark Seliger, a princípio, não remete a nada, certo?

Mas quando eu digo autor das fotografias das capas da revista Rolling Stones durante mais de 10 anos, uma luzinha começa a acender. Aquele monte de pôsters de bandas de rock, cantores e atores e atrizes de cinema que pendurávamos (ou penduramos) nas paredes tem grandes chances de serem obras suas.

seliger_1

(Seliger no projeto Behind Photographs, de Tim Mantoani)

Seliger nasceu em Amaraillo, Texas, em 1959, mas mudou-se para Houston ainda criança. Sua paixão por fotografia começou quando ganhou uma câmera de seu irmão mais velho em uma aposta. Pouco depois já havia transformado o banheiro de sua casa em uma sala escura para revelar suas fotos.

Em 1984 foi para Nova Iorque, onde apenas 3 anos depois começou a clicar pequenos trabalhos para a revista Rolling Stones. Seu trabalho era BEM reconhecido: em 1992 já era o Chief Photographer da revista.

seliger_3

seliger_7seliger8seliger_5seliger2

Deixou o cargo na revista em 2002 e passou a se dedicar a trabalhos pessoais, fotografia publicitária e eventuais contribuições para as revistas Vanity Fair e GQ.

Possui diversos livros publicados, entre eles Physiognomy (1999) sobre seu trabalho na Rolling Stones, In My Stairwell (2005), que retrata artistas e músicos como que fora do palco, esperando nos bastidores para entrar em cena, e também Listen (2010), a visão do fotógrafo sobre a nudez e o corpo humano.

seliger14

seliger13

seliger12

seliger11

seliger10

seliger_9

41448.001.hr

Minha barba. Minha vida.