Fotografia

Marc Riboud: vontade de fotografar o mundo

By Luiz Daniel Gattaz

August 31, 2016

A fotografia pode ser uma arte que está cada vez mais comum em nossos dias por conta de aplicativos como Vsco, Instagram e Snapchat, porém muitos grandes fotógrafos possuem notoriedade no assunto e ainda provam que por mais superficial que ela possa parecer hoje, podemos capturar momentos únicos.

O grande fotógrafo Marc Riboud, que tinha uma agência junto com Cartier Bresson, Robert Capa e David Seymour, faleceu no dia de ontem aos 93 anos de idade e possui inúmeras fotos marcantes ao redor do mundo e culturas.

Seu trabalho ficou bastante conhecido por retratar momentos muito difíceis na história da humanidade como o Norte do Vietnam durante a guerra, a China em tempos de reformas políticas, vilarejos africanos e muitos protestos em favor da paz.

Com um olhar bem peculiar quanto às incoerências do mundo, Riboud conseguiu capturar imagens que revelam a inocência no olhar de uma criança e também o vazio pessoal e do coletivo em determinados regimes autoritários espalhados por aí.

Confira abaixo.

Marc pode ter nos deixado, mas seu trabalho na fotografia permanece para podermos aproveitar o que foram anos e anos com uma câmera e a vontade de fotografar o mundo ao seu redor.