A cidade de Mandaya, na Síria tem sido cercada por mais de um ano, com várias forças tentando controlar a área, pois ela serve como ponto estratégico na rota entre a Síria e o Líbano. Por ser uma cidade montanhesa, não é fácil de sair ou entrar na cidade, ainda mais com um exército fiel ao presidente Bashar al-Assad combatendo rebeldes que estão aos poucos morrendo de fome e o ISIS controlando sua capital apenas 300 milhas ao leste.

Não é difícil concluir, então, que conseguir informações desse lugar seja igualmente desafiador. Entretanto, uma mulher, conhecida pela identidade de Mandaya Mom, vem contando sua história a repórteres da ABC News, comunicando-se com eles por mensagens de celular e ligações, enquanto luta para conseguir garantir mais um dia para si, seu marido e seus cinco filhos.

Quando surge uma personagem assim, nada mais justo do que contar a sua história como quem ela realmente é: uma heroína. E é justamente aí que entra a Marvel. Unindo talentos jornalísticos da ABC News aos artistas da companhia de quadrinhos, está sendo criada uma história baseada nos relatos de Mandaya Mom, dando uma visão única de sua cidade que é quase impossível de obter de outras formas.

3064306-poster-120-madaya-mom

Focada nos eventos de janeiro deste ano, a história brutal e trágica é ilustrada de forma bem simples, em preto e branco, usando apenas alguns relances de cor para adicionar tom e textura aos quadrinhos, que são desenhadas como uma série de painéis que se movem como slides sucessivos.

3064306-inline-inline-madaya-mom

Crianças são bombardeadas, membros da família são baleados, bombas são uma ameaça constante, entretanto não é uma leitura longa. A história inteira foi escrita com as próprias palavras de Mandaya Mom e o contexto é dado pelos relatos de jornalistas, complementando as palavras de Mandaya Mom e situando os quadrinhos do artista Talajić de forma a trazê-los mais a realidade da situação para nossas vidas.

3064306-inline-inline-madayamom

Apesar de não ser a primeira vez em  que quadrinhos são usados para contar esse tipo de narrativa, a Marvel tem autoridade para se aventurar nos quadrinhos documentários e mostra mais uma vez como conduzir com maestria mais um tipo de história.

Não conseguiu ser VJ da MTV.