Mandalorianos e a masculinidade sensível: “É o jeito!”

By Equipe Arenas

February 13, 2022

“É o jeito!”, falou o homem na armadura em uma dublagem inadequada.

Para quem não possui esse repertório geek, “Mandalorian” é um spin off da saga Star Wars protagonizado por um mandaloriano, alguém da mesma espécie que o superestimado personagem Boba Fett, um caçador de recompensas da saga.

O mandaloriano da série também é um caçador de recompensas que, por um acaso, acaba por tutelar um bebê da mesma espe´cie que o Yoda, em uma história bastante inspirada no mangá “O Lobo Solitário”, de Kazuo Koike.

Assim, o durão, porém honrado, mandaloriano começa a rever seus valores ao conviver com uma criatura indefesa que alimenta seu lado paterno.

Mandaloriano e Grogul: durão até o episódio 2

Spin off do spin off, a série “O Livro de Boba Fett” resgata o personagem do título como protagonista. Nela, o vilão se torna anti-herói: é um badass que quer governar um planeta sem lei. Metade da história é composta por flashbacks que mostram o casca grossa sendo salvo, cuidado, treinado, acolhido pelos Tuskens, um povo que vive no deserto.

Como seu compatriota mandaloriano, Boba revê seus valores ao perceber nos Tuskens uma família. Em um episódio, sua fiel parceira ninja fria e letal diz “A vida com o povo da areia te fez fraco”, frase a qual, ele, de pronto, responde “Não, me fez mais forte”. Em sua casa, um coração peludo, de alguma forma se sensibilizou e se reconheceu no personagem bruto.

Boba e os Tuskens: We are family

Você, jovem e raro leitor, deve pensar: “Tá, e daí?”.

Daí que nesta segunda (14/2) voltam as aulas presenciais. Após 2 anos vivendo em família, o bruto mandaloriano deixa o baby Yoda em casa e está pronto para a batalha.

“É o jeito!”.