Se você é uma daquelas pessoas que odeia o recurso de “mensagem visualizada” no Facebook, temos uma má notícia: agora seu e-mail está ficando mais parecido.

Uma empresa chamada Streak desenvolveu uma extensão de mesmo nome para o Google Chrome que mostra se o e-mail enviado foi, ou não, aberto, exibindo notificações para o usuário que o enviou. O recipiente não precisa ter o aplicativo instalado para que tal informação seja enviada ao remente. Na verdade, ele não tem nem como saber.

imagem1

Além do “benefício” já mencionado, o Streak também enviará informações sobre onde o e-mail foi aberto, recurso que torna o aplicativo ainda mais invasivo. Para aqueles que desejam saber se um currículo foi mesmo visualizado pelas instituições almejadas ou querem confirmar o estado de enfermidade de um funcionário ausente, o aplicativo parece uma ótima e acessível ideia, afinal, também é de graça.

imagem2

Porém, não há regras para sua utilização. Não é preciso de muita reflexão para concluir que o Streak é um cartão de acesso a informações irrelevantes e particulares entre usuários que não possuem tal intimidade no mundo real.

Não perturbe.