Sinapse por Pedro Hutsch Balboni, 21/06/2009 às 21h30
Segundo a Wikipédia, “Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc”. E na internet, que tipo de alterações essa linguagem vem sofrendo?
A primeira constatação a ser feita é a abreviação de palavras e utilização de símbolos gráficos como dois pontos e parênteses formando um sorriso [:)]. Mas pq isso d abreviar? Simples: economia de tempo. A maioria das pessoas que utilizam a internet para se comunicar com outras pessoas, geralmente falam com muitas pessoas simultaneamente, além de escrever recados no Orkut, responder emails, etc. A demanda é simplesmente grande demais para manter um português extremamente formal, e a necessidade do uso gramatical correto é quase sempre desnecessária, já que o interlocutor costuma ser um outro colega que também escreve da mesma maneira. Leia alguns outros exemplos de linguagem na internet aqui.
Há uma série de contestações sobre a influência dessa escrita apressada que costumamos usar em nosso dia a dia sobre a norma culta, mas acredito que cada vez mais as pessoas são capazes de “ligar uma chave” da escrita, e escolher quando escrever corretamente, e quando não se preocupar com a escrita.
Foram surgindo algumas “línguagens” na internet, como o tiopês e o miguxês, além de outras expressões como o 1337 sp34k, não sou perito no assunto, mas você pode ler um pouco mais aqui se quiser saber mais sobre esse universo. E, para contrastar um pouco com a Wikipédia, digo que vocês podem procurar algumas definições da Desciclopédia para ver como não só a linguagem, mas também o “conhecimento” é mais livre na internet, e livre neste caso serve tanto para o bem quanto para o mal.
Twitter @phbalboni @newronioespm
Você precisa fazer login para comentar.