Epidemias zumbi são um recorrente tema de filmes e games de ação. Sempre mostrando os zumbis como pessoas infectadas que perderam seu lado humano ao morrerem mas continuam vivos como monstros, perseguindo pessoas e destruindo cidades.
O estúdio dinamarquês chamado The Animation Workshop, fez um curta sobre zumbis brincando com essa perspectiva pré estabelecida sobre o gênero, representando os morto-vivos de uma forma mais humana e empática, fazendo inclusive um paralelo com como nossa sociedade trata alguns grupos sociais.
A animação Less Than Human se passa em um cenário pós apocalíptico onde os zumbis foram controlados e vivem em quarentena em áreas isoladas de uma cidade. A história é vista pelo ponto de vista de um jornalista que vai entrevistar os zumbis que moram nessas áreas isoladas e verificar se eles tem condição de voltar para a sociedade.
Embora os zumbis se mostrem ainda muito humanos em seus sentimentos e seus desejos, o repórter conclui que eles não apresentam condições de voltar a conviver com os outros humanos. O curta é uma clara referência a discussão entorno da volta de um preso ou uma pessoa que ficou muito tempo fechado em uma reabilitação à sociedade. Nesse paralelo, o curta mostra como quem teve experiência de reclusão social está disposto e deseja ser aceito na sociedade e voltar a viver uma vida comum.