A LeicaM-Monochrom (Typ 246), último lançamento da marca, é um de seus produtos mais caros custando U$ 7450, apesar de ter um proposta bem diferente – ela só fotografa em preto e branco. Portanto seria necessário uma bela campanha para vender algo nesse custo que parece ter um limite, ao invés de uma vantagem.

Criado pela agência brasileira F/Nazca Saatchi & Saatchi, o vídeo “Free yourself from colors” destaca o potencial artístico do preto e branco, com um texto poético narrado por Toby Ricketts, mostrando porque nada é mais colorido do que o preto e o branco.

As animações combinadas com a narração, destacam a versatilidade das 2 cores, demonstrando que com sua imaginação elas podem se transformar em qualquer coisa, ter qualquer significado enquanto se mantém atraente. O próprio vídeo foi realizado com a câmera, criando as animações por meio de projeções e stop motion. A câmera pretende retornar aos fundamentos da fotografia, tanto tecnicamente quanto conceitualmente.

Uma evidência recente do quanto o preto e branco pode ser impactante são as obras de Mathieu Bitton, famoso por seus designs de álbuns, vencedores de Grammy. Sua nova coleção sobre afro-americanos, Darker Than Blue, retrata as comunidades negras americanas por meio das lentes de uma Leica, tudo em preto e branco.

Screen Shot 2017-03-30 at 2.46.05 PM Screen Shot 2017-03-30 at 2.46.34 PM Screen Shot 2017-03-30 at 2.46.49 PM

Você pode conferir mais de seu trabalho aqui.

Viciado em games, viciado em futebol, viciado em cinema, viciado em séries e viciado em drogas pesadas: leite, glúten e anime.