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Lego e Banksy: os reis da apropriação

By Leo Amaral

June 02, 2014

Uma hora era para acontecer. O artista(ou coletivo ou ninguém mesmo, quem poderá saber?), reconhecido por suas inusitadas intervenções urbanas, se apropriando de signos e símbolos da cultura pop para reinterpretar o espaço urbano, sempre com forte crítica social.

A ferramenta , que já tem se tornado quase uma linguagem, que mais tem sido utilizada para representar o mundo, cenas famosas do cinema, da literatura ou mesmo obras de arte.

Banksy e Lego. Artista e linguagem, juntos. A obra do artista retratada através da ferramenta, da lente tridimensional, caricata e geométrica do Lego. Esse é o projeto Bricksy, do fotógrafo Jeff Friesen.

É interessante notar o timing excelente do projeto, uma vez que ambos, Bansky e Lego, estão em alta recentemente.

O primeiro acabou de ser eleito personalidade do ano do Webby Awards, que premia aqueles cujo trabalho agrega valor à internet como um todo ou mesmo abre campos novos e novas possibilidades dentro da cibercultura. Já era de se esperar que o artista não comparecesse para receber prêmio, que foi entregue ao apresentador do Webby, Patton Oswalt.

O segundo, em uma inteligente apropriação publicitária, utilizou o trabalho do artista Marco Sodano, releituras de obras de arte famosas em lego, como conceito para sua nova campanha, “Imagine”. O interessante é que a marca praticamente transpôs as obras para a propaganda, com assinatura do próprio Sodano.

Temos aqui grandes exemplos da nossa Cultura do Remix.