Olhares lotados de sentimentos, texturas e uma crítica social agressivamente delicada. A antítese anterior tenta resumir o projeto artístico de Lee Jeffries que foge do mainstream fotográfico e apresenta imagens trabalhadas em um preto e branco carregado de contrastes.

“Homeless” é uma série de fotos impressionantes e que te farão questionar o papel dos moradores de rua na sociedade, confira alguns exemplos:

As expressões são espetaculares e transmitem parte da intenção do britânico Lee ao realizar o projeto. Em entrevista à revista TIME, o profissional declarou que observava as pessoas de longe e que com o tempo foi entendendo a sua importância na representação daquele meio.

“Todos passam pelos moradores de rua como se eles fossem invisíveis. Eu cruzo o medo com a esperança de que as pessoas se deem conta de que essas pessoas são como eu e você.”

 Aos poucos, o fotógrafo se envolveu totalmente no conceito do trabalho e começou a conversar com os moradores de rua. Uma interação ali, outra aqui e Lee deixou a difícil vida na rua e o sentimentalismo serem protagonistas de suas imagens.

Em paralelo com a genialidade do profissional, é possível citar um projeto que acontece em São Paulo – o “SP Invisível” é uma página no Facebook que dá voz a diversos moradores de rua.

Por meio de fotografias e textos, o portal mostra histórias que vão além de esmolas e sensos comuns que estão atreladas à esses indivíduos. Vale a pena dar uma olhada!

Lee Jeffries segue atualmente em viagem para registrar mais desse universo que muitas vezes é encarado como invisível. Suas imagens já foram premiadas e citadas por grandes veículos, mas e você? O que acha das fotografias?

Nome de rei, força de vontade de plebeu.