Já faz 8 anos desde que “Batman: O Cavaleiro das Trevas” teve sua estreia mundial, e ainda não superamos Heath Ledger e sua brilhante atuação como Coringa. Com a responsabilidade de representar um dos mais emblemáticos vilões da história dos quadrinhos, Ledger conseguiu provar a todos o porquê da escolha de Nolan (que inicialmente foi mais criticada que a de Ben Affleck como Batman) e surpreendeu o público apresentando um Coringa jamais visto. Sua morte por overdose de remédios, logo após a estreia do filme, surpreendeu a todos, e rende até hoje dúvidas sobre os possíveis motivos que o levou a tamanha loucura e uma possível ligação desta com a do personagem.

Quando se trata do Coringa, um milhão de teorias são lançadas constantemente sobre sua personalidade e índole inexplicáveis. Psicopata, assassino e incapaz de sentir, o personagem tem uma capacidade de se reinventar constantemente, possuindo não apenas uma personalidade, mas sim uma série de personas completamente distintas uma das outras. Como Nietzsche já disse, “Fechar temporariamente as portas e janelas da consciência, para que novamente haja lugar para o novo (…) eis a utilidade do esquecimento”. O Coringa se recria a todo momento, abrindo espaço para o novo, na qual uma memória seria um impedimento. Esta é a maior diferença entre Batman e Coringa. O primeiro não consegue se livrar de seu passado e estará lidando com uma luta interminável diante a promessa de vingar a morte de seus pais. O segundo, que também possui um background traumático, usa do esquecimento sua maior arma, que o livra de qualquer culpa ou ressentimento.

25192882-ac25-4864-a677-d3c290d8a681

Por possuir esse leque de personas, quando há a necessidade de retratar o vilão cinematograficamente, é sempre muito prazeroso e angustiante esperar para descobrir como este será representado. Depois de Heath Ledger, parece impossível alguém conseguir segurar a responsabilidade da mesma maneira que ele conseguiu. Agora é a vez de Jared Leto, que poderemos ver dentro do papel do eterno “palhaço do crime” dia 4 de agosto, no filme Esquadrão Suicida. Já existem várias teorias fan-made sobre possíveis personas que o próximo Coringa irá representar, porém só nos resta realmente esperar até a estreia para que possamos conhecer nosso mais novo psicopata preferido.

Texto por Giovanna Amaral

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.