JoJo no Kimyou na Bouken, mais conhecido como JoJo’s Bizarre Adventures é um mangá escrito e ilustrado por Hirohiko Araki, com data de publicação de 1987 que permeia tanto a cultura oriental como a ocidental até hoje.

Se você respira e está nas mídias sociais, você provavelmente já foi atingido por referências desse anime de quatro partes, adaptado, que está completando 25 anos de bizarrices, mas o questionamento constante é: como e porque JoJo faz tanto sucesso?

[Spoiler] A resposta não é simples.

JoJo, desde seus primórdios, baseia muito de suas personagens no contexto em que estavam inseridos por exemplo, todo o arquétipo de Jonathan e Dio na parte um da trama são baseados em Stallone e Schwarzenegger que estavam em alta na época.

As referências não param por aí. Não só no campo do cinema, mas as musicais são infinitas, principalmente quando, na segunda parte os 4 vilões pilares, levam de nome as principais bandas do momento: Santana, AC/DC, Wham! e The Cars. Isso é tão levado a sério que, para muitas pessoas, cada parte de JoJo é considerada um tipo de compilado cultural do tempo em que se passa. 

pillar

Além disso, o que mantém o sucesso da franquia é sua ampla e irrestrita base de fãs, que são capazes de memeficar praticamente todos os momentos do anime. Tanto que a própria frase “Holy Shit is this a motherf*cking JoJo reference?” virou um meme sozinha.

abf

Quem ama JoJo, não ama por acaso, e a capacidade de ditar tendências dessa franquia é inimaginável. Se formos discutir apenas as referências musicais, não dá pra contar quantos fãs de JoJo começaram a ouvir certas bandas por conta de mocinhos e vilões.

Claramente, as referências à cultura pop não estão nem próximas ao fim, e se você quiser saber um pouco mais onde encontrá-las, elas estão listadas por parte e por tipo em uma página do fandom.

Você pode entender um pouco mais sobre a série em si, no vídeo abaixo que conta um pouco mais da história de Jojo e suas linhas de sucessão:

Mesmo tentando explicar, ainda é muito difícil compreender o anime em toda sua extensão, afinal isso tudo é simplesmente JoJo.

[Sim, essa foi mais uma referência]

Séries, música e textos são algumas das coisas que completam o meu vazio existencial.