A agência Hill Holiday, criou um filme para a companhia de seguros de vida John Hancock que nos mostra uma história e três possíveis desdobramentos para ela.
Com um roteiro que, no primeiro filme, termina no momento em que ocorrerá uma reviravolta, a agência criou uma peça que nos deixa extremamente curiosos para descobrir seu desfecho.
Segundo o VP da companhia, Jim Bacharach, o formato do comercial, ao cruzar a TV com a web, foi criado pela necessidade dessa mensagem levar mais de 30 segundos para ser contada.
O primeiro filme pode ser conferido abaixo e, em seguida, os links para os 3 finais criados pela Hill Holiday.
https://www.youtube.com/watch?v=SaVbGcFVay0
Um filme com um formato parecido é a campanha governamental Choose a different ending, de 2009, que visava desestimular o porte de armas brancas no Reino Unido. (A cidade escocesa de Glasgow, por exemplo, é conhecida como “knife crime capital”, o que evidencia o quão drástico é o quadro de utilização desse tipo de arma naquela região.)
O vídeo inicial nos mostra a história de um rapaz prestes a sair de casa e a primeira decisão a ser tomada é se uma faca será levada com ele ou não.
Ao final de cada vídeo, você pode clicar em ações que serão executadas pelo personagem.
Podendo levar a um desfecho trágico para o protagonista, dependendo das atitudes tomadas pelo espectador, é muito interessante como a interatividade contribui para a mensagem da campanha, além de nos fazer mergulhar na história e buscar todos os seus possíveis desfechos e desdobramentos.