Você provavelmente não é da época em que a interface do computador não era assim bonita, com plano de fundo, ícones, janelas, mouse…

Antes disso tudo era bem mais complexo mexer no computador: era na base de códigos, praticamente uma linguagem nova.

No Windows era o MS_DOS, que funcionava como uma tela preta em que a escrita aparecia e o usuário devia executar os comandos de acordo com o protocolo.

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Estranho né? Mas isso acontecia devido à pouca capacidade de processamento e de armazenamento de dados que estava disponível na época. Pra se ter uma ideia, antes da popularização da internet, a última mídia utilizada para se transportar arquivos entre computadores era o disquete (floppy disk) e nele cabia no máximo, MÁXIMO MESMO, 5,76 MB.

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Exato, uma única música em MP3 lotava o espaço de um disquete.

Aquele álbum lá do Arctic Monkeys que você baixou em mp3 precisava de uma CAIXA de disquetes pra se mandar pro coleguinha.

Os jogos de computador eram um problema: ocupavam muito espaço no disco, eram difíceis de instalar e só pra se começar a jogar era preciso muita paciência para abri-lo.

Era um mundo bem diferente em que se viver.

Hoje, esses mesmos jogos que davam tanto trabalho rodam em apenas um tweet.

Sim, o Internet Archive (que já foi tema de um post aqui) habilitou um player para que se possa embedar os jogos direto no Twitter.

O esforço em trazer esses produtos digitais para um formato que seja executado pelos suportes atuais é bem interessante, uma vez que o mundo digital não deixa rastros físicos e isso pode se tornar um problema no futuro.

Já imaginou se chegássemos a um ponto em que nossa tecnologia super avançada se torna incapaz de ler os dados de hoje em dia? Certamente teríamos um grande rombo na nossa história.

E sabemos por experiência própria que é muito danoso não ter parte da nossa própria história.

Minha barba. Minha vida.